Visita ao Solo Sagrado e Memorial da Inclusão

No dia 22 de setembro, os professores Cléber e Simone Proetti acompanharam os alunos dos 9os anos em uma visita ao Solo Sagrado e Memorial da Inclusão.
O Solo Sagrado, hoje, é  o local considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação existentes no Brasil. Harmonizando a beleza do Ocidente com a do Oriente, sua construção começou em 1991, após um elaborado projeto, em que cada detalhe foi estudado para proporcionar às pessoas um lugar onde elas pudessem meditar, elevando, assim, sua espiritualidade.
O Memorial da Inclusão  contempla, por meio de fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos, a história sociocultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos de 1980. Ele conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo dos painéis às pessoas com deficiência visual. Um dos destaques é a Sala dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, com a proposta de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.
E foi em meio a esses dois ambientes tão diversos que nossos alunos puderam vivenciar a diversidade e compreender, ainda mais, a importância da aceitação e respeito pelo “diferente”.

 







Ver toda a galeria