Representantes de Turma 2018

1 - FILOSOFIA EDUCACIONAL, PRINCÍPIOS E REFERENCIAL TEÓRICO DO CVVP

O Colégio Vicentino Virgem Poderosa apresenta-se com diferencial filosófico-educativo, por se tratar de uma Escola Confessional Católica Vicentina, mantida pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Fundamentando-se nos ensinamentos de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac, fundadores da Companhia, a educação tem como missão a promoção social, possibilitando o desenvolvimento do cidadão cristão, consciente e fraterno, detentor do conhecimento científico, capaz de resgatar e manter a dignidade humana e ser agente transformador da realidade social.

2 - A IMPORTÂNCIA DOS REPRESENTANTES DE TURMA

Os representantes de turma são alunos escolhidos para representar uma determinada classe, por meio de votação dentro de sala de aula. Desempenham o papel de elo entre o colégio e os seus colegas de sala. Todas as turmas do 6.º Ano/EF ao 3.º Ano/EM têm direito a escolher o estudante que irá desempenhar essa função ao longo do ano letivo e o seu respectivo vice.

Ser responsável, bom moderador, solidário, ético e imparcial são algumas das características fundamentais na escolha do representante de turma, já que este deverá ouvir os interesses de seus colegas de sala, sempre que for solicitado. Além disso, o aluno eleito deve conhecer e respeitar as normas do Colégio, em prol de um relacionamento saudável e profissional com a Coordenação de Ensino.

3 - PAPEL DO REPRESENTANTE DE TURMA

O representante é a principal ligação entre a turma e a escola. É o interlocutor do grupo, ou seja, ele vai interagir com outras pessoas através dos diferentes tipos de comunicação e será o responsável por representar a sua turma.

4 - PERFIL DO REPRESENTANTE

É o (a) aluno (a) que:

• Conhece e divulga as normas da escola;
  • Tem conduta adequada à filosofia da escola;
  • Respeita a opinião do outro, ainda que não concorde;
  • Sabe escutar e mediar situações conflitantes;
  • Estimula a participação dos colegas nos eventos realizados pela escola;
  • É solidário, ético e imparcial.

5 - QUALIDADES INERENTES AO REPRESENTANTE DE TURMA

• Líder democrático;
  • Compreensivo;
  • Educado;
  • Responsável;
  • Honesto;
  • Imparcial;
  • Tem iniciativa.

6 - PRINCIPAIS FUNÇÕES DO REPRESENTANTE DE TURMA

• Estar presente nos eventos;
  • Estabelecer contato com outros representantes para troca de experiência;
  • Estimula o bom relacionamento da turma;
  • Identifica as necessidades da turma;
  • Escutar os colegas em suas necessidades;
  • Orientar os colegas nas suas dúvidas, os encaminhando aos setores competentes.

7 – DURAÇÃO DO CARGO

• Um semestre, podendo permanecer se a turma aceitar!
  • Caso o representante não cumpra com as suas obrigações, ele poderá ser substituído do cargo.

8 – EXECUÇÃO DO PROJETO

A Orientadora Educacional passará para os alunos informações importantes como:

• A FILOSOFIA EDUCACIONAL, PRINCÍPIOS E REFERENCIAL TEÓRICO DO CVVP;
  • A IMPORTÂNCIA DOS REPRESENTANTES DE TURMA;
  • O PAPEL DO REPRESENTANTE DE TURMA;
  • O PERFIL DO REPRESENTANTE;
  • AS QUALIDADES INERENTES AO REPRESENTANTE DE TURMA;
  • AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO REPRESENTANTE DE TURMA;
  • A DURAÇÃO DO CARGO.

Após a apresentação da parte teórica, os candidatos são eleitos por meio do voto pelos colegas da sala.

Fotos da Notícia